CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

visita vice ministra linha limpopo principalA Vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Dra. Manuela Rebelo, visitou, na passada sexta-feira, dia 20 de Janeiro, a Linha férrea do Limpopo, a fim de se inteirar dos estragos causados pelas chuvas fortes que têm fustigado  a cidade e província de Maputo, tendo causado a interrupção da circulação de comboios na madrugada do dia 16 de Janeiro, devido ao deslizamento de terra em quatro pontos, sendo dois na cidade de Maputo, e os outros dois no distrito da Manhiça.


As fortes chuvas associadas a erosão, determinaram o dimensão dos estragos.

visita vice min linha limpopo recinto portuarioFalando na ocasião, Manuela Rebelo louvou o esforço empreendido pelo CFM, que efectuou a reparação dos danos em tempo útil, permitindo assim, o restabelecimento da circulação normal de comboios na linha.


“É claro que foi uma solução provisória. Os Caminhos de Ferro de Moçambique estão a trabalhar no sentido de encontrar, o mais breve possível, uma solução definitiva para o problema”, disse a Governante do MTC, realçando também o facto de apenas um dos pontos ter ditado a interrupção da circulação de comboios.


visita vice ministra linha limpopo manhicaEm relação aos restantes pontos, Rebelo acrescentou que o CFM interveio de forma preventiva, e lembrou da importância de se efectuar todas as  acções necessárias a fim de prevenir  episódios semelhantes no futuro.

No final da visita, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações lamentou todos os danos que esta interrupção de linha causou, tanto na população, que depende da mesma para se deslocar, assim como nos negócios que ficaram afectados com a mesma.

 

Para além da equipa do ministério que acompanhou a Vice-Ministra, estiveram presentes quadros dos CFM, com destaque para os Administradores Executivos, Dra. Maria Alice Mangore e o Eng. Anísio Bainha.