CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

IX Congresso APLOP 1O Presidente do Conselho de Administração do CFM, Dr. Víctor Pedro Gomes participou, nos dias 11 e 12 de Abril corrente,  do IX Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa- APLOP, evento que este ano decorreu na cidade portuária de Itajaí, Sul do Brasil.


Estiveram presentes no Congresso representantes das Empresas Portuária dos Países membros da APLOP, designadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Principe e Portugal, bem como outras individualidades, entre empresários, acadêmicos e público em geral.


A Cerimónia de Abertura foi presidida pelo Prefeito da cidade de Itajaí que agradeceu a escolha daquela cidade para a realização da tão importante reunião dos portuários.

 

O Congresso da APLOP tem sido o ponto mais alto desta associação onde são discutidos temas relacionados com os processos de desenvolvimento do transporte marítimo no espaço lusófono. Neste Congresso de Itajaí foram discutidos temas como: i) o papel das alfândegas na facilitação aduaneira nos portos da CPLP; ii) direito portuário - gestão econômica do domínio portuário e sua regulação; iii) cooperação no espaço da APLOP em projectos de formação, gestão e capacitação; iv) desenvolvimento do transporte marítimo no espaço lusófono e a perspectiva de novos players no espaço APLOP.

 

Um aspecto que mereceu destaque neste Congresso foi a discussão em torno da criação da "Marca APLOP". A Marca APLOP irá permitir às empresas certificadas a facilitação na troca/partilha documental e declarativa e de decisão entre Portos, quer sejam do mesmo País, quer, a nível internacional. Deste modo, os associados iniciaram consultas sobre a definição dos principais indicadores da plataforma tecnológica recomendável para a validação da certificação, bem como a entidade com reputação reconhecida para conferir as referidas certificações da marca APLOP. 


Destaque-se, no âmbito deste Congresso, à realização da Assembleia Geral, da qual o PCA do CFM foi o Presidente de Mesa.

IX Congresso APLOP 2imagemVíctor Gomes convocou a Assembleia Geral para abordar as questões da Eleição de novos Órgãos, a Ratificação da Acta do Encontro de Mindelo, realizado a 27/11/2015; a Aprovação do Relatório 2015/2016, bem como a Ratificação do Protocolo com a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento- UNCTAD e a Discussão da proposta de Plano de actividades para 2016/2017.

No âmbito da eleição de novos Órgãos Sociais, coube à Moçambique (CFM) o cargo de Vice-Presidência da APLOP, sendo a Administração Portuária de Itajaí assumido o cargo de Presidente. Cabo Verde assume o cargo de Presidente de Mesa de Assembleia-Geral.

IX Congresso APLOP 3imagemReferia-se que a APLOP foi criada em 2004 e formalizada em Maio de 2011, tendo como objectivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os Países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor); Macau e Marrocos integram à associação como Observadores.