CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

dia da mulher mocambicana

 O Conselho de Administração do CFM, através do seu respectivo Presidente, Víctor Pedro Gomes,  homenageou, no passado dia 6 de Abril, a Mulher ferroviária do Rovuma ao Maputo, acto inserido nas comemorações do dia da Mulher Moçambicana- 7 de Abril.

 

 

 

Acompanhado por membros do seu executivo, o PCA do CFM, dirigindo-se a cerca de duas centenas de funcionárias, em representação de todas as demais trabalhadoras da instituição, começou por recordar que o CFM é uma empresa dia da mulher mocambicana caque actua em todo o País, e que as mulheres estão em toda esta vastidão, representando um número bastante considerável do total dos trabalhadores da empresa.


Destacando ainda a importância do papel das mulheres na empresa e na sociedade, Gomes acrescentou que, no contexto sócio-cultural moçambicano, repleto de estereótipos de género e, em alguns casos, até de machismo, não é fácil conciliar a actividade laboral destas profissionais com o seu papel social, visto que para além de serem trabalhadoras, elas têm a responsabilidade acrescida de assumir o papel de donas de casa, mesmo depois de um longo dia de trabalho.

pcaNa mesma ocasião, o PCA do CFM, não deixou de enaltecer a importância da colaboração das mulheres para a instituição, lembrando-as que “sem a colaboração de cada uma de vós, esta empresa dificilmente chegaria onde está. O CFM valoriza muito o vosso esforço, empenho e dedicação, e é com muita honra que estamos aqui hoje para homenagear-vos por mais um Dia da Mulher Moçambicana.“

As trabalhadoras do CFM mostraram-se muito satisfeitas pelo reconhecimento ressaltando que “como mulheres, nos sentimos bastante valorizadas ao constatar que hoje em dia existem, na nossa empresa, quadros do sexo feminino em todas áreas. Homens e mulheres trabalham lado a lado, sem distinção de género. Isto é um orgulho para nós.” 

O encontro terminou com a apresentação de uma Palestra sobre o papel da mulher na construção da sociedade, antecedida de oferta de capulanas e flores que a administração da empresa preparou.