CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

comboio cambula

A Linha de Sena, que parte da cidade portuária da Beira, em Sofala, e a Vila carbonífera de Moatize, na província de Tete, aumentou, a partir de finais do mês de Dezembro passado, o número de carreiras de transporte de passageiros por semana.


Esta medida surge em resposta da grande procura de transporte nesta linha. O CFM, no âmbito da sua política de responsabilidade social adquiriu um lote de 70 veículos, entre Carruagens, Furgões e Geradores, sendo 35 para o CFM- Sul e igual número para o CFM- Centro.


carruagem3As carruagens, importadas da China, têm a capacidade para transportar 150 passageiros cada, sendo 28 carruagens da 3ª classe, duas da 2ª, uma da 1ª classe, dois furgões e dois vagões geradores que se juntam aos anteriores meios circulantes que operavam na via formados por dez carruagens, nomeadamente nove da 3ª e uma da 2ª classe.


Na Linha de Sena, calcula-se que cada composição, num único sentido, transporte cerca de mil passageiros devidamente acomodados e confortados, o que constitui motivo de maior regozijo dos utentes no Baixo-Zambeze que abrange algumas regiões das províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia, num universo de 40 distritos e habitados por mais de seis milhões.


O primeiro comboio de passageiros da semana parte da Beira pelas 10.30 horas da 3ª feira e com previsão de chegar Moatize às 6.50 da 4ª feira, devendo partir de regresso no mesmo dia pelas 15.30 horas e com previsão de chegada à Beira por volta das 11.17 de 5ª feira.


Na mesma semana, o segundo comboio parte da estação central da Beira pelas 14.00 horas de sábado e calculado a chegar a Moatize às 10.20 de domingo para, depois, partir de regresso a Beira às 20.00 horas e programado a chegar às 15.47 horas da 2ª feira.


Contudo, ao longo desta ferrovia, já na rota Beira-Marromeu, mantêm-se um comboio de passageiros por semana, partindo no sentido ascendente às 18.30 horas de 6ª feira com chegada ao destino prevista às 5.53 de sábado, enquanto no sentido descendente parte da vila autárquica de Marromeu às 17.00 horas do mesmo dia para chegar a Beira às 4.23 de domingo. Neste caso há múltiplas vantagens para os passageiros de e com destino à Marromeu, podendo fazer interligações na estação ferroviária de Inhamitanga que dista 82 km no comboio de sábado que parte da Beira com destino à Moatize.