CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

carruagens 1 O Sistema de transportes de passageiros dos CFM acaba de ser reforçado com a chegada de 15 carruagens, das 70 adquiridas na China junto à China CNR Corporation Limited, uma empresa fabricante de locomotivas e material circulante ferroviário.

As carruagens, maioritariamente da 3ª classe, irão reforçar a frota das já existentes e, assim, minimizar o problema de transporte de passageiros que se verifica actualmente, quer no Sistema ferroviário Sul, quer no Centro. “Ao nível do sistema Sul como Centro, queremos é melhorar as condições de transporte dos passageiros. Como é sabido, o número de carruagens existentes neste momento não é suficiente para responder a demanda”- Justificou o Director Executivo do CFM-Sul quando solicitado pela imprensa para falar desta aquisição.


As 70 carruagens ora adquiridas por cerca de 49 milhões de dólares americanos, 35 serão para o Sistema ferroviário Sul e as restantes 35 para o Sistema Ferroviário Centro. "Nós acreditamos que, com esta aquisição, possamos aliviar, de alguma maneira, a pressão e enchentes nas carruagens. Sabemos que não é o desejável, mas ‘e um passo para o que efectivamente pretendemos que seja.”- concluiu Antonio Bié.

Com uma capacidade de 150 passageiros em cada carruagem, os CFM esperam cumprir os desafios plasmados no plano da empresa, os de contribuir para a minimização dos problemas de transportes de passageiros de forma cómoda e segura.

FOTOS 3As carruagens que acabam de chegar estão, neste momento, a passar por um processo de afinações finais para posterior uso, acto que se espera possa acontecer nos próximos dias.

O primeiro lote para Beira está, igualmente, a caminho, devendo chegar ao Porto da Beira até finais do corrente mês. Uma equipa de fiscalização dos CFM deverá dentro das próximas duas semanas, deslocar-se à China para, à semelhança do que se fez com o primeiro lote, inspeccionar o próximo lote que, depois da devida certificação, rumará para Moçambique.