CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

lapideponte O Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Carlos Mesquita procedeu, no passado dia 10 de Agosto de 2015, o Lançamento da Primeira pedra para a construção de uma Ponte Ferroviária.

Trata-se da Ponte sobre o Rio Umbeluzi, em Boane, na Linha-férrea Maputo-Goba, concretamente ao Km 37+900.  É a primeira obra de género após a Independência Nacional e terá uma capacidade para 108 toneladas de carga por vagão.

 Dirigindo-se aos presentes, Carlos Mesquita referiu que o acto simbolizava um marco importante na história daquela linha, por se tratar do primeiro empreendimento de raiz de uma ponte ferroviária. Assim, com a construção desta infra-estrutura, é “expectativa do Governo que estejam cridas as necessárias condições para o incremento da carga transportada, bem como reforçada a capacidade de resiliência da linha, contra as adversidades naturais, particularmente no período chuvoso, em que nos deparávamos com recorrentes restrições de passagem nesta ponte”. O governante exortou a administração dos CFM para que seja “rigorosa nas obrigações de manutenção das suas infra-estruturas”.

mtc 1 pedraA nova ponte será construída 15 metros ao lado da antiga, que tem mais de 50 anos. Reabilitar a ponte antiga era mais caro que erguer uma nova, devido, principalmente, à paralisação do actual tráfego ferroviário na via. A ponte em construção permitirá a passagem de comboios com 27 Toneladas por eixo, contra as actuais 20 Toneladas por eixo que, segundo o PCA do CFM, Dr. Victor Pedro Gomes, torna difícil satisfazer a demanda dos clientes.

Aliás, é sob este princípio que a “empresa tem estado a executar diversas intervenções na perspectiva de mantermos operacional o nosso sistema de transporte ferroviário e, com isso, continuarmos a honrar o nosso compromisso para com os nossos clientes”- esclareceu Victor Gomes.

Recorde-se que o CFM está empenhado na Reabilitação de Pontes, Pontecas e Passagens de Níveis, num esforço visando recuperar aquelas infra-estruturas.

Assim, na Linha de Ressano Garcia, por exemplo, foram reabilitadas Pontes junto aos Km 26+900; Km 74+100; Km 78+650, Km 61+900 e Km 71+600. Do mesmo modo, na Linha de Sena, cerca de 40 Pontes e Pontões beneficiaram de reabilitações.

Estiveram na Cerimónia, para além dos quadros dos CFM, o Governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba que, na sua intervenção enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CFM tendo em vista a corresponder os esforços do Governo e, de forma particular, mostrou-se satisfeito por este empreendimento ser implantado na provincia de Maputo. Estiveram, igualmente presentes, o Presidente do Município de Boane e o Administrador local.