CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

lancamento-1-pedraO Presidente do Conselho de Administração do CFM, Dr. Victor Gomes, participou, no passado dia 12 de Março, na cidade portuária de Nacala, província de Nampula, da Cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra das Obras de Reabilitação do Porto de Nacala.

Estiveram presentes na Cerimónia, para além de Sua Excelência o Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Gabriel Muthisse, que presidiu o acto, o Presidente do Conselho Municipal de Nacala, o Embaixador do Japão em Moçambique, Representantes das empresas JICA e Penta Ocean, bem como o Director Executivo do Corredor de Desenvolvimento Norte (CDN) e o Presidente da Comissão Executiva da Portos Norte.

lancamento-2-pedraNa sua intervenção, o PCA do CFM considerou que, com o lançamento da 1ª pedra, “estamos convictos de que iremos concretizar os objectivos preconizados no rol das estratégias de negócios do CDN, através do desenvolvimento de uma nova dinâmica na prestação de serviços com padrões internacionalmente aceites.”

Victor Gomes destacou que, após a conclusão das obras, o valor do Porto de Nacala poderá ser medido em 3 dimensões: “económica, social e ambiental”, elementos que ajudarão a “estimular o comercio inter-regional, bem como de aumentar o potencial das economias dos países da região, sobretudo, de Moçambique, Malawi e Zâmbia.”

porto-NacalaÀ margem desta Cerimónia, o Dr. Victor Gomes aproveitou para efectuar uma visita de trabalho à Delegação do CFM- Norte, tendo exortado aos trabalhadores um maior empenho, sobretudo, face às mudanças de operações derivadas das obras ora em curso.