CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

Locomotiva-D-7043A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) inaugurou, no passado dia 29 de Janeiro, 4, das 10 locomotivas recentemente adquiridas à empresa americana General Electric (GE). Com a aquisição destas locomotivas a empresa irá melhorar a sua capacidade de tracção no transporte de passageiros e cargas que, cada vez mais, tende a aumentar no sistema ferroviario Sul.

Por outro lado, segundo o ex-Presidente do Conselho de Administração, Eng. Rosário Mualeia, um dos grandes objectivos e vantagem desta aquisição é “deixar de alugar locomotivas da África do Sul e índia” e, com isso, “melhorar a produtividade das nossas operações, acompanhada da reabilitação e apetrechamento das infra-estruturas ao longo dos respectivos corredores.”

Na ocasião, o Eng. Mualeia, aproveitou para recomendar aos gestores e técnicos para valorizarem o esforço que a empresa acabou de fazer através de “uma utilização plena e responsável destes activos para a necessidade de desenvolverem uma cultura colectiva do bem comum, e ao respeito pelas normas, posturas e procedimentos atinentes a operação de circulação ferroviária“, frisou o ex-Presidente do Conselho de Administração do CFM.

A cerimónia simbólica de entrega deste primeiro lote de locomotivas, cujo projecto de aquisição iniciou em 2011, foi dirigida pelo Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde, para quem as 10 locomotivas encomendadas irão garantir mais transporte de carga e entrada de mais receitas para os cofres do Estado.