CFM realiza Curso de Administração e Dimensionamento de Terminais

Curso ADTA Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), sob a direção do Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da APLOP, Eng. Miguel Matabel, realizou, nos dias 4 e 5 de Maio, o curso intensivo de “Administração e Dimensionamento de Terminais”, que foi ministrado pelo Prof. Eng. Adalmir José de Souza, Diretor Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF, Universidade Federal Fluminense de Niterói / RJ, Brasil.

CFM homenageia a Mulher ferro-portuária

Homenagem 7 de Abril 2018Para assinalar as celebrações do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), homenageou toda a Mulher Ferroviária pelo seu empenho e dedicação na gestão e produção dos resultados positivos que a empresa regista.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) Eng. Miguel Matabel, “as mulheres quando se encontram é para semear a educação e a Paz, pelo que os homens têm o papel de defender e promover sempre as mulheres abrindo espaços de progressão nas carreiras profissionais e não só”.

O Eng. Miguel Matabel, reconheceu o contributo colectivo e individual que cada uma das colaboradoras presta na consolidação da actividade da empresa em diferentes áreas, desde a Operacional, Manutenção, Via e Obra, Sinalização, apenas para mencionar algumas. Deste modo, reiterou o compromisso da empresa CFM de sempre respeitar e encorajar as conquistas destas ferroviárias na empresa.

Ambiente de negócios anima os CFM

Reunião de Directores 2018 Eng MatabelO ambiente de negócios em Moçambique foi animador para a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique em 2017, onde dados remetem ao retorno gradual dos indicadores económicos e financeiros que se haviam degradado substancialmente no ano de 2016, designadamente, a inflação, a taxa de câmbio e o PIB. As projecções do Banco de Moçambique apontam para uma inflação estável na ordem de 1 dígito, para o presente ano de 2018.

Governo enaltece o papel dos CFM na maximização das suas infra-estruturas

Reunião de Directores 2018 Carlos MesquitaOs resultados positivos de 2017, que registaram um crescimento do tráfego ferroviário e manuseamento portuário no país na ordem de 39.4% e 28.2% respectivamente, representam um sinal inequívoco de que os esforços em curso para maximizar a utilização das infra-estruturas ferro-portuárias moçambicanas estão a conhecer resposta favorável ao mercado.

Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, para elevar cada vez mais a produtividade nos CFM, os quadros deste sector devem abstrair-se e olharem com "olhos de ver" os desafios envolventes a exemplo da situação daquilo que chamou de “novo Zimbabwe” insinuando-se ao advento positivo da economia zimbabueana que, no seu entender gera responsabilidades acrescidas ao CFM na retenção do tráfego daquele país em condições contratuais competitivos, entre outros aspectos estratégicos da área de que é exime conhecedor.

Mensagem do PCA aos trabalhadores do CFM por ocasião do fim do ano

Mensagem do PCA Boas Festas 2017Caros Colaboradores,
Presados Colegas,


O ano 2017 está a terminar e gostaria, por isso, de endereçar a todos os Colaboradores da nossa centenária empresa, desde os Gestores aos Operacionais, as minhas mais calorosas felicitações, por ocasião da celebração do dia da Família e da Passagem de Ano.

Quero aproveitar esta oportunidade para...

FaLang translation system by Faboba