Inauguração de Locomotivas e Vagões 2019 PRO Presidente da República, Filipe Nyusi inaugurou, oficialmente, no dia 2 de Maio de 2019, cinco novas locomotivas modernas de 3300 Horse Power e o primeiro lote dos 300 vagões, investimento que vai duplicar a capacidade de manuseamento e transporte de diversas mercadorias de e para o Porto de Maputo.

Inauguração de Locomotivas e Vagões 2019 PCADados apresentados pelo Eng. Miguel Matabel, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), indicam que as Locomotivas de origem norte-americana ora recebidas, formalmente, por Chefe de Estado, estão doptadas de tecnologia moderna e enquadram-se no Plano Estratégico trienal (2018-2020), que previa aquisição destes meios para a zona Sul e Centro, num investimento total de 2.9 mil Milhões de Meticais.

Para além da reconstrução de 2 pontes ferroviárias na Linha de Ressano Garcia, cujas obras estão na fase final, o investimento conta ainda com aquisição de 90 carruagens de passageiros e dragagens para manutenção e aumento da capacidade de navegabilidade nos portos de Maputo e Beira.

A aquisição destes meios circulantes, representa uma transição do CFM de locomotivas de 2000HP para 3300HP, o que vai permitir maior capacidade de reboque. Estas novas máquinas dispõem, entre outros elementos modernos, calha para remoção de obstáculos protegendo os rodados, janela para o Maquinista-B para facilitar a visibilidade para a garantia de segurança na circulação e possui sino em substituição de buzina dentro da oficina o que não perturba ambiente de trabalho.

Trata-se duma evolução para o CFM uma vez que marcam a transição do sistema de freio a vácuo para o sistema de freio à ar comprimido que é mais seguro e mais usado internacionalmente e tem maior capacidade de carga que passam dos antigos 45t para 62t.

O CFM vai ainda adquirir automotoras constituídas por 10 a 12 carruagens de passageiros com tracção AC de 2800 a 3600 HP, com aceleração rápida que vão proporcionar um excelente conforto aos passageiros com força de tracção de 65-70 Toneladas de Bollard Pull disponíveis da primeira à terceira classes. As carruagens da primeira e segunda classes estão devidamente acondicionados por forma a oferecer maior conforto, sobretudo aos passageiros de longo curso, por exemplo, nas linhas de Maputo–Chicualacuala, Beira-Moatize, Beira-Machipanda e Nampula-Lichinga.

Para o Presidente da Republica, Filipe Jacinto Nyusi, este material adquirido com fundos próprios do CFM representa um orgulho para o povo moçambicano porque vai criar um impacto multiplicador na economia nacional.

Filipe Nyusi após recepção formal dos meios, lembrou que a Empresa CFM é a que mais sofreu com a guerra, “mas sempre se manteve de pé contribuindo para a economia do país e mantendo-se sempre o orgulho dos moçambicanos”. E, pelos resultados alcançados, “significa que o CFM ouviu e compreendeu o nosso apelo”, acrescentou Filipe Nyusi.

Segundo Nyusi, as capacidades técnicas apresentadas permitem que o CFM corresponda com satisfação às necessidades dos clientes internos e internacionais, pelo que, devem continuar a ser cada vez mais competitivos e capazes de liderar a integração regional.

Ainda de acordo com o Chefe de Estado, os resultados operacionais de 2018 que o CFM alcançou em cerca 2.5 mil milhões de Meticais do total de rendimentos de cerca de 18.8 mil milhões de Meticais, são encorajadores, sobretudo numa altura em o Governo exige que as empresas públicas sejam mais produtivas por forma a contribuir significativamente ao tesouro do Estado e por via disso, aliviar a pressão sobre Orçamento do Estado que depende da produção nacional. Neste sentido, Filipe Nyusi apelou ao CFM para, com o reforço de equipamento adquirido, deve aumentar os seus resultados a curto e médio prazos.

Finalmente, o Presidente da República destacou que é importante que o CFM continue o baluarte na afirmação do orgulho nacional e, sobretudo na pronta disponibilidade de recursos para a solução dos problemas dos moçambicanos tal como se verificou na pronta resposta às vítimas do ciclone tropical Idai que assolou o país no primeiro trimestre do ano em curso.

Novas Locomotivas e Vagões 2019“O sucesso do CFM inspira-nos a consolidar o passado de glórias e coloca a nossa empresa nacional numa posição privilegiada para se colocar em cada fase numa empresa do futuro”, concluiu o Chefe de Estado.