Afrobasket 1A noite de 25 de Novembro de 2018 entrou nas datas históricas do Clube Ferroviário de Maputo, mercê da conquista de uma das taças mais cobiçadas no Continente Africano, ganha pelo Clube Ferroviário de Maputo na modalidade de Basquetebol, no campeonato Africano de Clubes Campeãs em sénior feminino.

A 24ª edição do campeonato que decorreu de 18 a 25 de Novembro corrente no pavilhão do Clube Maxaquene, na Cidade de Maputo, contou com a participação de dez clubes campões africanos, nomeadamente, Clube Ferroviário de Maputo (Moçambique), MB2ALL (Madagáscar), FAP (Camarões), Kenha Ports Authorty e Equty Bank (Quénia), Inter Clube (Angola), First Bank  Basketball Club (Nigéria), e V-Club e INSS (República Democrática do Congo) e Lakers (Zimbabwe).

Afrobasket 2Depois de transitar na fase de grupos, o CFM afastou o KPA (Quénia) nos quartos-de-final (73 – 40), o First Bank (Nigéria) nas meias-finais (72 - 59) e bateu na final o Inter Clube de Angola por 59 – 56 clube com quem perdera na fase de grupos por 70 – 77. Desde 2006, 2016 e 2017 que as locomotivas vinham perseguindo o título de campeões africanos, sendo que desta vez deu certo para alegria de todos moçambicanos.

Em termos de títulos africanos ganhos por clubes moçambicanos da modalidade, a equipa locomotiva juntou-se ao Maxaquene (1991), à Académica (2001), ao Desportivo (2007 – 2008) e à Liga Desportiva (2012).

Para o Governo, os atletas e dirigentes desportivos e os adeptos que esgotaram o pavilhão do Maxaquene, esta vitória é de todos os moçambicanos e fruto de muito trabalho de equipa com espirito de sacrifico e determinação que nos caracteriza como um povo.

Em mensagem publicada na página do Face Book do Clube Ferroviário, o Presidente da República, Filipe Nyusi parabenizou às vencedoras pelo feito, tendo afirmado que “é uma vitória, não só pra a “família locomotiva”, mas para todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Que haja mais títulos para Moçambique.”, assim termina a mensagem escrita a partir de Quénia onde se encontra de visita de trabalho.

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique acresce assim, o seu valor e compromisso de alegrar o povo moçambicano apoiando acções que proporcionam momentos de exaltação e de auto-estima, através do desporto nacional, como parte das suas actividades de responsabilidade social.

Os membros do Conselho de Administração e todos trabalhadores da empresa endereçam votos de muitos parabéns às novas campeãs africanas de basquetebol.